sábado, 28 de agosto de 2010

Um Leão Chamado Christian


Autor: Anthony Bourke, John Rendall
Título Original: A Lion Called Christian 
Editora: Editorial Presença
Páginas: 124
ISBN13: 978-972-234-233-9
Tradutor: Manuela Madureira





Sinopse: Quando em 1969 Anthony Bourke e John Rendall decidiram comprar uma cria de leão nos armazéns Harrods, em Londres, não imaginaram que, décadas depois, a sua extraordinária história continuasse a comover gerações de leitores e espectadores. Publicado pela primeira vez em 1971, Um Leão Chamado Christian retrata o percurso desta amizade invulgar, desde os primeiros meses de vida em Londres, até ao reencontro inesquecível no Quénia. Esta nova edição, completamente revista e actualizada e contendo ainda diversas fotografias enternecedoras, tornou-se um bestseller do New York Times.

Acho que posso dizer com toda a honestidade que são um amante do "mundo verde", em especial dos animais e se estes forem felinos torna-se num fascínio.
Por isso quando soube do fenómeno do YouTube fiquei comovido e não resisti à compra do livro o acompanhou. "Um Leão Chamado Christian" foi recentemente reeditado pelos seus autores que reviram alguns dos factos, acrescentaram outros tantos e houve ainda um aumento do número de fotografias presentes nesta obra.

Começa, assim, a história de Ace e John, australianos, que decidiram experimentar a nova Londres da sua época, quando por um feliz acaso visitaram os armazéns Harrods, famoso por disponibilizar aos seus clientes "tudo e mais alguma coisa", e encontraram uma cria de leão, Christian, como lhe chamaram.

O livro retrata todos os aspectos da vida dos três companheiros, a dificuldade inicial para encontrar um espaço para Christian viver, os problemas que resultam de ter um animal com instintos inatos selvagens, a mudança de locais devido ao seu crescimento e outros aspectos.
Os autores levantam algumas questões relacionados com o tráfico de animais exóticos e cuidados, em geral, para preservar a vida animal, o que a meu ver trazem muito para o livro. Referem, também, que a curiosidade das pessoas levava multidões até Christian e que eles mesmos, por algumas vezes, levaram-se pelo aspecto comercial.

Mais tarde o livro retrata a reintegração de Christian no mundo selvagem, no Quénia, por George Adamson. Esta é uma parte interessante do livro pois temos uma perspectiva única do mundo natural de Christian e o quanto este, apesar de ter sido criado longe dele, possui todos os instintos e compreensão necessários para sobreviver nele.

As fotografias presentes fazem metade do valor do livro, simplesmente enternecedoras, preciosas e divertidas. Um livro só com elas valeria a pena ser comprado!
Sem revelar muito mais, recomendo o livro, sem sombras de dúvida, a todas as idades.
Uma óptima leitura a qualquer momento.

Nota: 8/10 - Muito Bom

3 comentários:

  1. Este é um daqueles livrinhos que não tenho mas quero muito ter. Parece ser um doce!

    ResponderEliminar
  2. foi realmente uma história que me marcou na altura.

    gostei imenso do blogue, podes contar com mais uma seguidora.

    Catherine,

    http://chovemlivros.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana,
    Vale, sem dúvida, o gasto que é. Daqueles livros que nos deixa rendidos.

    Olá Catherine,
    É realmente uma história que nunca se esquece.
    Obrigado por te teres tornado uma seguidora, já te adicionei também :)

    ResponderEliminar