domingo, 16 de agosto de 2009

Nihal da Terra do Vento

Autor: Licia Troisi
Título Original: Cronache del Mondo Emerso - Nihal della Terra del Vento
Editor: Editorial Presença

Páginas: 276
ISBN13: 978-972-23-3516-4
Tradutora: Maria Jorge Vilar de Figueiredo



Sinopse: Esta é uma estreia absoluta, que nos chega de Itália. Uma jovem astrofísica de 23 anos para quem a ficção épica é uma paixão, tem arrebatado centenas de milhares de leitores com esta trilogia que começa na Terra do Vento, o país mais pequeno e isolado do Mundo Emerso. Aí vive a semielfo Nihal uma infância cheia de fantasia, desconhecendo ainda tudo da sua história e do seu destino. Sabe apenas que o seu grande sonho é ser uma guerreira. Mas um dia tudo muda, quando o Tirano que tem vindo a submeter pela força reinos e povos, com os seus exércitos de monstros, invade e submete a pacífica Terra do Vento. Nihal sabe então que não mais terá descanso até ter vingado todas as mortes que dentro dela clamam por desagravo.

Há muito que esperava começar a famosa saga de Licia Troisi, mas não me atrevi até que tivesse os três volumes da trilogia "Crónicas do Mundo Emerso", e com a chegada do último às minhas mãos a oportunidade rapidamente se apresentou... E como primeira impressão: Muito Original!
.
É sempre bom encontrar-se algo de fresco e novo num género que consideramos predilecto para nós, e foi com uma golfada de ar fresco e revigorante que começaram as minhas aventuras com Nihal da Terra do Vento e Sennar da Terra do Mar.
.
Licia Troisi possui o dom de uma escrita incrivelmente simples e clara que gratifica bastante o leitor, pois consegue tornar o sem mundo em algo muito real, digo isto porque o livro é povoado em muitos lugares por sítios incríveis e muito complexos de se descrever, no entanto a autora dá apenas as linhas essenciais desses projectos e deixa a imaginação do leitor preencher as lacunas e no entanto por muitas que sejam as interpretações nunca entram em conflito com o resto do enredo.
.
Outro lado bom de uma escrita clara e suave, é que as aventuras das nossas personagens ocorrem a um ritmo vertiginoso, e as oito Terras do Mundo Emerso apresentam-se locais incríveis e imensamente reais; tendo sempre em conta a vertente fantástica desde o princípio que torna este livro fenomenal dentro do género.
.
Concluindo é um livro simples, sem muitos floreados, mas com uma história bastante original e um marco dentro do género e recomendo sem sombras de duvida a todos os amantes do fantástico!
.
Nota: 7/10 - Bom

Sem comentários:

Enviar um comentário