domingo, 1 de agosto de 2010

A Demanda do Visionário


Autor: Robin Hobb 
Título Original: Assassin's Quest (2ª Metade) 
Editora: Saída de Emergência 
Páginas: 480 
ISBN13: 978-989-637-238-5 
Tradutor: Jorge Candeias





Alerta: Este trata-se do último volume da Saga do Assassino de Robin Hobb, como tal aconselho quem desconheça os livros, a autora, ou quem deseja conhecer esta e a sua obra não avance na leitura da sinopse e da crítica, uma vez que estas contém spoilers em demasia que tiram aos livros o seu encanto.
O primeiro dos livros denomina-se "Aprendiz de Assassino" e foi publicado pela mesma editora, se não se importarem pesquisem sobre este noutros locais familiares, uma vez que este blog não possui uma crítica dedicada ao mesmo. As minhas sinceras desculpas!

Sinopse: O verdadeiro rei dos Seis Ducados desapareceu numa missão misteriosa em busca dos Antigos para salvar o reino da ameaça dos Navios Vermelhos. O seu irmão usurpador está determinado a impor uma tirania cruel e não abrirá mão do poder, a não ser com a própria morte.
Fitz sabe que a única forma de por fim ao reinado do príncipe usurpador é iniciar uma demanda em direcção ao reino das Montanhas onde irá descobrir a verdade sobre as profecias do Bobo. Mas a sua missão enfrenta um novo perigo com a magia do Talento a precipitar a sua alma para a beira do abismo.
Conseguirá resistir à magia e ainda enfrentar os obstáculos que surgem à sua demanda?

A demanda chega ao fim e FitzCavalaria Visionário acaba a sua narração como escriba,  terminando cinco livros de irmandade.
Conheci esta personagem por volta de Setembro/Outubro do ano passado, que coincidiu também com o meu primeiro contacto com a autora, Robin Hobb, com a sua escrita e uma perspectiva única da fantasia... Sempre que penso que nada me irá fascinar como antigamente nestes mundos de magia e fantasia, aparece para me contrariar um novo autor e uma nova história viciante; aconteceu com George Martin e agora com Robin Hobb.

Contudo Hobb não é Martin, nem Martin é Hobb! Por um lado, a densidade das história d' "As Crónicas de Fogo e Gelo", as suas personagens e conflitos são o fruto de uma narrativa planeada, elaborada e extremamente longa, de facto lembro-me que acabei o último dos volumes das crónicas (O Mar de Ferro) por volta da mesma altura em que iniciei esta série, no entanto esta chegou ao fim e pelo menos seis volumes faltam para finalizar a obra-prima de Martin.

Mas Hobb, tornou-se muito mais para mim, ultrapassando o local de Martin no panteão dos meus escritores favoritos do género. De facto, este mesmo disse: "Toda a fantasia devia ser assim." e eu concordo, uma vez que, sem esperar, Hobb juntou todos os ingredientes que venero no género e me fizeram apaixonar há anos: uma época medieval, magia, dragões e lobos...

Seguimos então as aventuras de Fitz e Olhos-de-Noite logo depois de escaparem das garras de Emaranhado com a ajuda de Esporana e Panela. Fitz continua a sua demanda para encontrar o seu rei, Veracidade reunindo-se pelo caminho a todos os amigos com que havia perdido contacto enquanto viajava pelos Seis Ducados, no volume anterior.  Breu, o Bobo, e Kettricken mais uma vez reunidos e com muitas novas a contar.

Neste volume a atenção é focada nas profecias do bobo, o Profeta Branco e na sua união com Fitz, o Catalisador, cujas acções  conjuntas mudaram o mundo inevitavelmente. As profecias, como se sabe, são muitas e algumas perdidas ao longo das histórias dos profetas brancos, a sua interpretação é um constante desafio e levam as nossas personagens a "matutar" bastante.
Reunidos em Jhaampe, povoado e capital do Reino da Montanha, as ameaças são várias e cada uma mais perigosa que a outra. Majestoso continua a atacar as fronteiras deste reino, enquanto o resto do seu ciclo usa o Talento para invadir as defesas mentais de Fitz e revelar os seus segredos mais íntimos.

Mais uma vez as intrigas do trono Visionário levam a conflitos pessoais de proporções mundiais e torna-se claro o próximo passo, encontrar Veracidade perdido nas terras para lá do Reino da Montanha e trazer este de volta à sua terra e legado, caso contrário medidas difíceis irão ser postas em movimento, as quais Fitz não tolera, prescindindo da sua  própria vida para não as ver tornarem-se reais.
Partem, assim, Fitz, Bobo, Esporana, Panela e Kettricken e inicia-se a Demanda. Como último volume da saga, as revelações são muitas e chocantes, os mistérios do Talento são de novo trazidos para primeiro plano, tendo a Manha sido explorada bastante no livro passado. As intersecções entre esta magia e os Antigos torna-se cada vez mais claro e novos mistérios desta antiga e poderosa raça são revelados das memórias passadas.

Nem tudo é o que parece, nem todos são o que aclamam ser.... Medo e coragem, tristeza e contentamento, fascínio e desilusão tornam-se fios condutores das personagens. Todos os espaços em branco são preenchidos.
Um livro que promete maravilhar os fãs da saga e deixar novas memórias para revisitar em tempos futuros.

Destaco ainda a fantástica escrita da autora, na primeira pessoa, que torna o livro uma delícia. Vi-me, mais que uma vez, a odiar tão fortemente como Fitz, a amar e a perdoar, vivendo estes sentimentos à flor-da-pele com uma intensidade quase real. É impossível não escolher lados, não se trata de uma observação impassível.
Costuma ler muitas vezes que esta escrita primeiro "estranha-se e depois entranha-se," para mim foi logo uma ligação, contudo entendo, trata-se de uma escrita peculiar e original em certos aspectos.

Ao lado de Fitz e Olhos-de-Noite, sinto-me o membro mais novo da  sua alcateia...
Ao chegar às últimas paginas foi uma situação de amor e ódio, sinto ainda o vazio de a história ter acabado, ou será o conforto de tê-la para sempre junto de mim...
Agradeço a Robin Hobb e à Saída de Emergência por esta oportunidade de leitura!

Nota: 8/10 - Muito Bom

Nota: A classificação corresponde a esta 2ª metade, ao conjunto das duas metades (um livro no original) classifico como um 9/10, a mesma que atribuo a esta série na totalidade.
Segundo sei a SdE irá publicar ainda este ano uma nova trilogia da autora no mesmo mundo... Talvez volte aos Seis Ducados e ao Talento e Manha! 

Sem comentários:

Enviar um comentário