quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A Sombra do Vento


Autor: Carlos Ruiz Zafón
Título Original: La Sombra del Viento
Editora: Dom Quixote
Páginas: 512
ISBN13: 978-972-20-323-8
Tradutor: J. Teixeira de Aguilar

Sinopse: "A Sombra do Vento" é um mistério literário passado na Barcelona da primeira metade do século XX, desde os últimos esplendores do Modernismo até às trevas do pós-guerra. Um inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, num crescendo de suspense que se mantém até à última página.
Numa manhã de 1945, um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: O Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona. Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo eco se projecta através do tempo.

Não foi a primeira vez que peguei neste livro, no entanto a leitura deste não se desenvolveu por aí além. Contudo, desta vez peguei determinado no livro e se no início tive alguns receios, passadas poucas páginas comecei a ler com gosto as maravilhosas palavras de Carlos Ruiz Záfon.

Foi, assim, que numa segunda tentativa abandonei Portugal e 2010 para me embrenhar em Barcelona e na após guerra civil. Neste ambiente terrífico, perturbador envolvido em medo conhecemos o jovem Daniel Sempere e o seu pai, que juntos trabalham na livraria da família. Com uma escrita espantosa e única conhecemos pelos olhos de Daniel os recantos de Barcelona e passeamos pelas avenidas e ruas que, sem darmos por isso, vão-nos transportar aos poucos para uma história que, à primeira vista, nos parece secundária.

É-nos dado a conhecer o Cemitério dos Livros Esquecidos e nele Daniel encontra "A Sombra do Vento", um livro de Julián Carax. Sem muito mais que possa dizer, o autor envolve-nos nesta mística cidade com personagens muito bem retratadas e que aos poucos conquistam o nosso coração. Uma escrita que encanta, neste primeiro livro do autor dirigido ao público adulto, que permanece muito depois da última folha ter sido virada e este ter sido devolvido às prateleiras.

Recomendo vivamente a sua leitura e aconselho uma pequena pesquisa sobre a guerra civil espanhola e os anos após esta o que irá permitir um melhor entendimento geral do retrato que o autor faz da sociedade desta época. Claro que não são precisos conhecimentos muito específicos ou minuciosos, uma vez que a história desenrola-se por si. Gostei imenso!


Nota: 9/10 - Excelente

Sem comentários:

Enviar um comentário