terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cavalheiros da Estrada


Autor: Michael Chabon
Título Original: Gentlemen of the Road
Editora: Casa das Letras
Páginas: 176
ISBN13: 978-972-46-1979-8
Tradutor: Fernando Villas-Boas



 
Sinopse: O romance de Michael Chabon A Liga da Chave Dourada: As Espantosas Aventuras de Kavalier & Clay - vencedor do Prémio Pulitzer - nasceu de uma paixão antiga do autor pelos heróis destemidos e dos clássicos da banda desenhada. Agora, regressando à mina desse rico passado, Chabon convoca o espírito jovial das aventuras lendárias - desde As Mil e Uma Noites até Alexandre Dumas ou os livros das «crónicas da Espada», de Fritz Leiber, com as histórias de Fafhrd eo Rateiro Cinzento - traz-nos um pequeno romance encantador cheio de acção, intenso suspense e uma colecção de curiosas personagens dignas dos contos mais arrebatadores de Xerazade.



Este livro é daqueles que atrai um leitor não porque conhecemos o autor, a história ou a crítica, mas pelo "design" da capa, muito atractiva e bem construída, e ainda pelo título que me pareceu extremamente interessante.

Foi assim que descobri o autor, Michael Chabon, muito agraciado pela crítica e vencedor de diversos prémios, a capa chama a atenção para o Prémio Pulitzer, ganho pelo autor em 2001 por outro dos seus livros.

Com bastantes expectativas entro nos mundos de Chabon e somos levados para os montes do Cáucaso por volta de 950 a.C., onde conhecemos Zelikman e Amram. O primeiro é um médico, amante de chapéus incomuns, com um humor melancólico e dotado de introspecções negras; por outro lado, Amram é um feroz guerreiro, que serviu em numerosos exércitos e impérios, sempre acompanhado do seu feroz machado de guerra, o Violador da Tua Mãe.

São estas personagens que acompanhamos neste livro, numa das suas aventuras para restaurar o trono do jovem irmão de Filaq que conheceram depois de se terem metido em sarilhos numa pousada local. Ao longo do livro a história desenvolve-se, conhecemos novas personagens e locais, participamos em combates e observamos a intersecção de histórias e personagens.

Apesar de ter uma óptima premissa, o livro peca em múltiplos aspectos. A meu ver a maioria das personagens parecem estereotipadas, excepto Zelinkman, e não há desenvolvimento por parte destas, pelo que, as suas acções são previsíveis e não permite a exploração do passado destas, que certamente traria uma nova perspectiva sobre a história e as atitudes das personagens, para não falar que permitiria ao livro tornar-se mais original.

Outro entrave à história foi o contexto histórico-geográfico da época aliado a uma série de expressões características dos locais da acção. Como leitor não tinha conhecimentos suficientes para apreciar esta pesquisa por parte do leitor e o que valeu foi o mapa inicial que dissipou algumas dúvidas. Teria preferido mais notas de rodapé, ou até uma pequena introdução à época, como alguns autores fazem.
Claro, que tenho perfeita noção que este entrave trata-se mais de uma falha da minha parte do que do autor e que certos leitores com conhecimentos da época apreciariam melhor o livro.

Em termos de escrita o leitor serve-se de parágrafos longos e neles consegue partir de um único assunto e explorar uma série de outros temas, servindo-se muito bem da sinonímia e antonímia das palavras nas suas descrições. Ao princípio pareceu confuso, pois havia termos que confundiam, mas rapidamente entende-se o propósito do autor e a leitura avança.

Apesar de tudo, foi um livro de que gostei com algumas situações engraçadas e interessantes!

Nota: 6/10 - Satisfaz Bastante

Sem comentários:

Enviar um comentário