quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O Veneno de Ofiúsa



Autor: Francisco Dionísio
Editora: Saída de Emergência (Colecção TEEN)
Páginas: 192
ISBN13: 978-989-637-211-8





Sinopse: Numa luta entre deuses e homens, só os verdadeiros heróis poderão fazer a diferença. Chegou o tempo há muito anunciado em que os deuses deverão partir e deixar o destino da Terra entregue aos homens. Mas nem todos os deuses aceitam fazê-lo, e um terrível conf lito entre homens e divindades é inevitável. É neste cenário que dois jovens guerreiros, Anio e Camal, percorrem a Lusitânia em busca do guardião da joia da Deusa-mãe - uma pedra capaz de aniquilar as próprias divindades. Inspirado nos povos pré-romanos da Península Ibérica, "O Veneno de Ofiúsa" é uma viagem para um tempo mágico há muito esquecido. Estás preparado para a guerra com os deuses?

Iniciei a leitura de "O Veneno de Ofiúsa" com algumas expectativas, pareceu-me no início uma história interessante, num contexto histórico que me atraiu bastante: Hispânia de XI a.C.
Desta época pouco sei ou conheço das aulas de história, logo estava interessado e ainda o facto de o autor explorar a história portuguesa, a Lusitânia, em conjunto com o nosso imaginário. O meu erro foi ter-me esquecido que se tratava dum livro para um público mais jovem...

Ora, Anio e Camal são dois jovens de uma das várias tribos dos Galaicos que aspiram a tornar-se guerreiros valorosos e líderes respeitados, contudo acontecimentos recentes levam-nos a enveredar por caminhos diferentes. O actual chefe da sua tribo (lugar reservado em último lugar a Camal e pai de Anio) começou relações com os Sefes, um povo rival que em tempos controlou grande parte da Península Ibérica tendo perdido território e poder para os Galaicos e Lusitanos.
Esta relação envenena o espírito deste chefe que se alia aos Sefes para reconquistar os antigos territórios perdidos. Este povo adora a deusa Ofiúsa e serve-se do poder desta para lançar a guerra por toda a Hispânia. Os seus primeiros rivais são os Estrímnios, o primeiro dos quatros povos a viver na Península Ibérica, contudo sem um espírito beligerante como os seus vizinhos sucumbiram e poucos povoados existem nos dias de hoje.

Anio e Camal não apoiando as escolhas da sua tribo revoltam-se mas juntos não tem força suficiente para lutar as comitivas dos Sefes. A sua revolta leva-os a fugir e nesta fuga encontram uma jóia cobiçada por todos os deuses e homens que a conhecem, pois nesta está contido o poder para reclamar a supremacia sobre tudo e todos.
Ofiúsa deseja e lança uma guerra onde Lusitanos e Galaicos terão de ser unir para vencer ou perecer...

Sem dúvida, uma história interessante mas soube a pouco, as personagens não foram nada desenvolvidas, parecendo estereótipos, e os poucos povos e deuses interessantes pouco destaque tiveram, acabando por serem um pano de fundo para a história.
Esta está focada principalmente nos movimentos das tropas, os combates e a guerra em geral, ou seja, um livro escrito para ser adorado pelos mais jovens.
Contudo encontra-se bem escrito e a premissa dos povos pré-romanos foi interessante, mas não me chegou.

Nota: 5,5/10 - Satisfaz Bastante

4 comentários:

  1. olá acabei de descobrir o teu blogue e já tou a seguir. :)

    bjs*
    http://the-door-to-my-imaginarium.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Concordo maioritariamente com a tua opinião, mas não achei as personagens muito más. Está certo que poderiam ter tido mais desenvolvimento, mas também não os vejo como estereótipos (exceptuando as mulheres).

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana,

    Não digo que achei as personagens muito más, apenas que gostaria de mais destaque nas suas personalidades. A certa altura foi fácil adivinhar as suas atitudes e desconsolou-me um bocado...
    O meu erro foi mesmo as altas expectativas, queria mais e não me "encheu as medidas"! Suponho que acontece.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Como posso comprar ou ler o livro? Em pdf na net so encontro excerto ate a pagina 52. E em lojas nao o vejo a venda em lado algum..

    ResponderEliminar