terça-feira, 25 de agosto de 2009

O Talismã do Poder

Autor: Licia Troisi
Título Original: Cronache del Mondo Emerso - Il Talismano del Potere
Editor: Editorial Presença
Páginas: 376
ISBN13: 978-972-23-3988-9
Tradutora: Maria Jorge Vilar de Figueiredo


Sinopse: A trilogia Crónicas do Mundo Emerso chega ao fim com este terceiro e último volume, o Talismã do Poder, por muitos considerado o mais aventuroso e mágico de toda a série.
A devastação total das Terras do Mundo Emerso pelos exércitos malévolos do Tirano está iminente, e só Nihal, a guerreira de cabelos azuis e olhos violeta, única sobrevivente do povo dos semielfos, poderá salvá-las. Mas a sua missão não se afigura de todo fácil. Terá de reunir as oito pedras que compõem o talismã de poderes misteriosos e que são dedicadas aos espíritos da natureza, os únicos capazes de combater a força destruidora do Tirano e pôr fim à guerra. Cada uma das oito Terras do Mundo Emerso esconde no interior de um santuário uma das pedras, e urge encontrá-las, pois só a sua reunião permitirá evocar os espíritos. Numa desesperada luta contra o tempo, Nihal e Sennar arriscam as suas vidas numa demanda heróica e na batalha decisiva pela salvação do Mundo Emerso. Um final apoteótico para este épico fantástico que arrebatou desde logo o público e a crítica.
 
Foi com grande prazer que comecei este último volume d' As Crónicas do Mundo Emerso.
De novo reencontramos as personagens que deixamos em livros anteriores e a densidade psicológicas das nossas personagens principais Sennar e Nihal atinge grandes proporções, quando novos sentimentos se revelam e novas viagens inquietantes se esperam...
 
Encontramo-nos em plena guerra com o Tirano e a última esperança que resta para os povos livres de o ver derrotado é de Nihal reunir as oito pedras dos oito poderes dispersas por cada uma das oito terras do Mundo Emerso e chamar a si, a última dos semielfos, esses poderes e destronar o seu atormentador. Com tal em mente, Nihal, Sennar e Laio começam a sua demanda pelas Terras e é nessas que múltiplas aventuras se sucedem, bem como diferentes raças nos são apresentadas.
 
Neste volume, as dúvidas, receios e decisões de Nihal são postas em plano, e parte do livro retrata estas questões sobre o bem e o mal, o certo e o errado, o que fazer e não fazer, nunca demasiado pesado, o suficiente para suportar os caminhos a percorrer.
Seria também neste livro que teríamos frente a frente o Tirano e Sennar, num combate de ideias, pois nos seus antecessores foi deixado em aberto o quanto estes tinham em comum, em tenra idade; no entanto pouco se passou (uns poucos parágrafos). Mas em contrapartida a vida do Tirano foi posta em detalhe e esta foi muito interessante de se ler!
Destaque também para a personagem Ido que nesta parte da história foi muito fulcral e as reviravoltas que trouxe a esta foram fenomenais...
 
A níveis de escrita, a autora continua em alta, voltando neste livro a descrever as paisagens e lugares fantásticos das Terras do Mundo Emerso em maior detalhe (quase não há referência ao Mundo Submerso) e as descrições das batalhas épicas pela paz foram muito boas para aquilo a que esperava. De resto foi uma aventura cheia de perigos, magia, muitos lugares fantásticos e suspense até ao fim.
 
O melhor da trilogia, sem dúvida, e no geral foi uma trilogia boa, interessante e até certo ponto bastante original... Uma excelente história a que o género nos deixou habituados.
 
Nota: 7/10 - Bom

Sem comentários:

Enviar um comentário