quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

À Espera no Centeio


 
Autor: J. D. Salinger
Título Original: The Catcher in the Rye
Editora:Difel
Páginas: 228
ISBN13: 978-972-290-703-3
Tradutor: José Lima




Sinopse: O livro conta as aventuras de Holden Caulfield, um rapaz de 16 anos, que ao ter de deixar o colégio interno que frequenta, mas receoso de enfrentar a fúria dos pais, decide passar uns dias em Nova Iorque até começarem as férias de Natal e poder voltar para casa.
Confuso, inseguro, incapaz de reconhecer a sua própria sensibilidade e fragilidade, Holden percorre nesses dias um intrincado labirinto de emoções e experiências, encontrando as mais diversas pessoas, como taxistas, freiras e prostitutas, e envolvendo-se em situações para as quais não está preparado.
À Espera no Centeio é contado na primeira pessoa. Ao fazer esta opção, Salinger introduz na literatura americana os recursos da oralidade, com a linguagem espontânea, o calão, os palavrões, o bordão das repetições frequentes, o humor inconsciente, procedendo a uma verdadeira revolução literária, que tornou o livro num clássico da literatura americana do pós-guerra.
 
 
 "À Espera no Centeio" foi um livro que me acompanhou nestes últimos dois meses, sim, dois meses. Demorei tanto tempo a acabá-lo devido às aulas na faculdade, deixava-o nas prateleiras ou no fundo da mochila durante dias, mas quando pegava nele, facilmente devorava cinquenta das suas páginas, em parte pela fantástica linguagem que nos é presenteada por Salinger. 
É-nos narrado neste livro de cerca de 230 páginas os três dias de gazeta de Holden Caulfield em Nova Iorque depois de ter sido expulso (de novo!) da mais recente escola em que se inscreveu. Esta decisão, fruto de rebeldia, leva-nos a diferentes cenários da famosa cidade e a conhecer amigos e familiares de Holden, sempre acompanhados pelas suas reflexões tanto acerca do espaço e do tempo como da natureza das pessoas.
A história contada por este jovem de dezasseis anos, num tom marcadamente adolescente possui, contudo, algumas preciosidades dignas de nota. De referir a facilidade de compreensão do ponto de vista de Holden (que segundo li em várias críticas é levado aos extremos, ou seja, "amamos e odiamos") e a fluidez da passagem entre o espaço físico e a sua mente. 
Existem personagens interessantes, estereótipos da sua classe ou peculiares dentro dela que, se num momento inicial nos fazem detestá-las, mais tarde percebemos que não somos todos ou "brancos" ou "pretos", mas sim uma mistura de "cinzento". Conclusão esta que o narrador compartilha. 
Um livro fantástico, muito interessante em que facilmente se entende a sua popularização e propagação pela cultura americana e o resto do mundo. Aconselho a qualquer pessoa que queira uma lufada de ar fresco na compreensão do mundo onde vivemos!

Nota: 7,5/10 - Muito Bom

1 comentário:

  1. O nome certo do livro seria "O apanhador no campo de Centeio" :D

    ResponderEliminar