domingo, 26 de dezembro de 2010

Os Homens que Odeiam as Mulheres


Autor: Stieg Lars­son
Título Ori­gi­nal: Män som hatar kvin­nor (2005)
Edi­tora: Oce­a­nos
Pági­nas: 539
ISBN13: 978-989-2302-37-9
Tra­du­tor: Mário Dias Cor­reia 




Sinopse: Mikael Blomq­vist é um jor­na­lista e co-​fundador da revista Mil­le­nium, que se dedica prin­ci­pal­mente a des­mas­ca­rar escân­da­los na alta finança, mas que aca­bou de ser decla­rado cul­pado de um caso de difa­ma­ção a uma as mais influ­en­tes per­so­na­li­da­des sue­cas.
Hen­rik Van­ger é um grande empre­sá­rio na reforma com um pas­sado fami­liar con­tur­bado que anda obce­cado há 40 anos com o desa­pa­re­ci­mento da menina dos seus olhos, a sua sobri­nha Har­riet Van­ger. Desa­pa­re­ceu sem dei­xar tes­te­mu­nhas, qual­quer prova, mas Hen­rik está con­ven­cido que foi assas­si­nada. Aproveitando-​se da pro­ble­má­tica situ­a­ção em que se encon­tra Mikael, Hen­rik pede-​lhe para escre­ver um livro sobre os podres da famí­lia Van­ger, como des­culpa para inves­ti­gar o desa­pa­re­ci­mento de Har­riet.
Lis­beth Salan­der é a Rapa­riga da Tatu­a­gem de Dra­gão, e é uma inves­ti­ga­dora excep­ci­o­nal e irre­ve­rente, com mui­tos trun­fos na manga, que irá jun­tar for­ças com Mikael para des­lin­dar o mis­té­rio da famí­lia Vanger.  
(Retirada do blog Estante de Livros)

Mais um livro. Mais uma surpresa.
A trilogia Millennium, como é conhecida, trata-se do mais recente fenómeno editorial,  nos últimos anos, em parte, penso eu, devido à morte prematura do seu autor, Stieg Larsson, pouco tempo após este ter entregado os manuscritos dos três volumes à sua editora. “Os Homens que Odeiam as Mulheres”, trata-se do primeiro volume e nele conhecemos duas personagens centrais que nos acompanharão em redor desta narrativa policial.
A primeira, Mikael Blomq­vist é um jornalista de investigação económica e co-proprietário da revista Millennium, juntamente com Erika Berger e Christer Malm. A segunda trata-se de Lis­beth Salan­der, uma jovem com um passado problemático que a tornou extremamente insensível às emoções e às pessoas que a rodeiam, sendo um perfeito “sinónimo” de um ser anti-social; contudo é dotada de capacidades únicas que lhe valeram uma carreira de investigação numa das mais conceituadas empresas de segurança da Suécia, especializando-se em investigações de âmbito pessoal levadas até ao mais profundo segredo de cada pessoa.

O enredo começa com Mikael a ser acusado de difamação de um influente financeiro, sendo condenado a três meses de prisão por causa dos seus actos. Esta acusação e consequente pena ressaltam na credibilidade da Millennium, levando-o a afastar-se das suas funções temporariamente.

Pouco tempo depois é contacto por Henrik Vanger, um (ex-)poderoso industrial do Grupo Vanger, com o pretexto de o contratar para escrever a crónica da família, contudo o motivo verdadeiro da sua missão é a descoberta dos acontecimentos que levaram ao desaparecimento da sobrinha-nega de Henrik, Harriet.
Num dado momento as linhas condutoras de Blomq­vist e Lisbeth unem-se, levando o mistério a aprofundar-se e a trama a desenrolar, tudo através da fantástica leveza de escrita do autor, que nunca se torna monótona ou infantil, mas pelo contrário, leva o leitor a “devorar” as páginas deste livro.

Há que dar pontos pela brilhante caracterização das personagens principais, especialmente de Lisbeth, que, como já puderam adivinhar, apesar da sua personalidade leva-nos a sentir uma imediata empatia por ela. Quanto ao mistério, cerca de 40% deste fui capaz de conceber previamente (sem contar, claro, com todos os pequenos pormenores que Larsson nos presenteia no fim), os outros 60%, por estar tão embrenhado nas personagens não fui capaz de completar a trama, ficando agradavelmente surpreendido
com a genialidade do autor.

Um livro de que gostei muito! Um livro que está mais do que recomendado!

Só espero que os próximos volumes sejam igualmente agradáveis… 

Nota: 8/10 - Muito Bom

5 comentários:

  1. São muiiito bons, os três! Devorei-os...

    ResponderEliminar
  2. Tenho os três cá em casa mas a pilha é tão grande que ainda não cheguei lá...
    espreita o meu blog:
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Também adorei este livro. Gosto bastante da estória polvilhada de intriga e mistério e da escrita do Larsson. :)

    Ainda não tive a oportunidade de ler os seguintes, mas mal tenha oportunidade fá-lo-ei.

    Boas leituras. :)

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente ainda não li. Ainda nem os tenho cá em casa (e não prevejo adquirir novos livros... Vai-se lendo o que está em atraso!!). Mas estou mais do que ansioso por os devorar.

    Hoje fui ver o filme de David Fincher e adorei. Tenho pena de não ter lido primeiro o livro, mas lá teve de ser. Adorei o guião, adorei Lisbeth Salander intepretada pela Rooney Mara (o desafio agora é ver o filme original sueco, ler o livro e comparar a mesma personagem nas diferentes interpretações), fiquei absolutamente empolgado como não ficava há algum tempo. Espero que o segundo livro esteja a ser tão bom ou melhor!

    ResponderEliminar