segunda-feira, 26 de julho de 2010

O segredo do Bosque Velho


Autor: Dino Buzzati
Título Original: Il segreto del bosco vecchio
Editor: Cavalo de Ferro Editores
Páginas: 176
ISBN13: 978-989-62-3012-8
Tradutor: Margarida Periquito





Sinopse: O coronel Sebastiano Procolo herda do seu tio parte do Bosque Velho: lugar mágico, habitado por génios, espíritos e forças ocultas com o poder de se transformarem em animais ou homens. Indiferente a esta natureza idílica o coronel tem planos bastante mais práticos para rentabilizar a sua herança, desencadeando uma guerra que diluirá as fronteiras entre o bem e o mal, contaminando a realidade de elementos fantásticos.

Adaptado ao cinema por Ermanno Olmi, um dos maiores cineastas italianos contemporâneos, num filme de enorme sucesso, «O segredo do Bosque Velho», que recorda a prosa alegórica de Saint-Exupery e do seu «O Principezinho», é o romance de Buzzati onde este escritor melhor evoca a perda da inocência e a brutalidade do real, temas que fazem parte do universo do autor. 

O nome de Dino Buzzati já era meu conhecido desde algum tempo, tendo associado a si vários prémios importantes (Strega, Napoli e Paese Sera) e uma visão do mundo real que o levou a tornar-se um autor incontornável da literatura mundial.
É, assim, com este "O segredo do Bosque Velho" que tenho o meu primeiro contacto com a sua escrita.

O coronel Sebastiano Procolo é um homem alto e magro, com uma força fora do comum e respeitador das regras, apresentando-se sempre com atitudes calculadas de "linhas fortes". Acima de tudo é o herdeiro do famoso Bosque Velho, localizado no Vale do Fondo, habitação dos mais antigos abetos do mundo. Esta pequena, mas graciosa floresta foi deixada pelo seu tio, Antonio Morro, em conjunto com uma outra propriedade mais extensa, sendo esta última deixada ao seu sobrinho Benvenuto Procolo, um rapaz de doze anos, órfão, do qual tornou-se tutor.

Começa desta maneira a nossa aventura, na Primavera de 1925, prolongando-se até ao Inverno de 1926. Em cerca de 170 páginas, divididas por 40 capítulos de pequena dimensão desenvolve-se a trama deste livro, que personifica nada mais do que a perda da inocência, a consciência do mundo violento real e o esquecimento das crenças fantásticas.

A história é povoada por pequenos episódios onde conhecemos as mais variadíssimas personagens: o vento Matteo, o vento Evaristo, o génio Bernardi, a pega guardiã e muitas outras. São estas personagens que esbatem os limites entre o real e o fantástico, pelo que as suas atitudes aos olhos dos adultos não são mais que imperativos biológicos, contudo aos olhos de uma criança são atitudes próprias de personalidades distintas e únicas como qualquer um de nós.

Durante os quase dois anos desta viagem, assistimos a episódios que moldam as nossas personagens, outros que se tornam uma crítica a atitudes do mundo de hoje, estando sempre presente as dificuldades enfrentadas no decorrer da vida, um livro que percorre a idade da inocência e a sua perda até às últimas palavras.

Um livro digno de ser lido em todas as idades, um livro que ensina jovens e adultos, um livro que recomendo!

Nota: 8/10 - Muito Bom

2 comentários:

  1. Nunca li nada do autor, mas parece-me ser bastante interessante.
    Gostei da capa!

    ResponderEliminar
  2. Olá tonsdeazul,

    Foi uma descoberta fantástica, tudo porque a capa do livro atraiu-me na Feira do Livro. Aconselho pelo menos para experimentar!

    Abraço

    ResponderEliminar